top of page
Screenshot 2024-05-09 at 12.59.59.png
Concerto a Anunciar
Elisabeth Plank (Harpa)
Elisabeth_Plank-8633_sq.jpeg
Concerto de Harpa

a anunciar
 

Património
SOB A PROTECÇÃO DE SANTA BRÍGIDA: A ALDEIA DE MARMELAR
Igreja_de_Santa_Brígida_-_Marmelar_-_Portugal_(3311651612).jpg

Ponto de encontro:

Igreja de S. Pedro, Marmelar, Pedrogão

António Martins Quaresma.jpg

GUIA

ANTÓNIO MARTINS  QUARESMA

(Historiador)

António Martins Quaresma nasceu em 13 de Agosto de 1945, em Vila Nova de Milfontes, concelho de Odemira. Fez os estudos superiores na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde concluiu a licenciatura em História, em 1975, já enquanto trabalhador-estudante. Mais tarde, em 2013, defendeu a sua tese de Doutoramento, na Universidade de Évora, que foi aprovada com “Distinção e louvor” e a classificação numérica de 19 valores. Foi professor do Ensino Preparatório em várias escolas, até à data da reforma, tendo desempenhado, ao longo da carreira, diversas funções pedagógicas e de direcção/administração escolar. Tem desenvolvido trabalho de investigação histórica, só e em colaboração (nomeadamente com José António Falcão, João Carlos Garcia, Constantino Piçarra e Jorge Vilhena), focada no Alentejo, especialmente no Alentejo Litoral, sob a premissa teórica da microanálise e a influência de escolas como a dos Annales. Deste labor, resultaram diversas publicações, em artigos e livros, e conferências. Durante mais de uma década, fez parte do grupo de trabalho que organizou, anualmente, o Encontro de História do Alentejo Litoral, a maioria em Sines sob os auspícios do Centro Cultural Emerico Nunes. Ciente de que a divulgação dos resultados da investigação histórica pode ter uma importante função cultural no seio da sociedade, nomeadamente no plano do património cultural, material e imaterial, tem perseguido esse desiderato através de diversas estratégias, como visitas guiadas, palestras e efemérides.

ACTIVIDADE GUIADA POR

JOSÉ ANTÓNIO FALCÃO

(HISTORIADOR DE ARTE)

03_Festival-Terras-sem-Sombra_José-António-Falcão_edited.jpg
Biodiversidade

22/09 — 09:30

BIODIVERSIDADE

CRÓNICAS DAS AVES E DOS HOMENS ... DA MIGRAÇÃO OUTONAL DAS AVES À CULTURA MIRENSE DOS HOMENS.
Palheirões do Alegra PEQ.tif

                   Cabo Sardão - Vista para Norte                  

Ponto de encontro:

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

ACTIVIDADE GUIADA POR

Manuel Diniz Gaspar Cardoso Cortes

(FOTÓGRAFO DE NATUREZA E GUIA NA ÁREA DE ACTIVIDADES EM NATUREZA, PERCURSOS INTERPRETATIVOS DE FAUNA E FLORA, BIRDWATCHING E ASTROTURISMO)

Nascido em Vila Real 23.9.1955. Médico, Chefe de Serviço de Clínica Geral e Medicina Familiar ( Assistente Graduado Sénior). Terapeuta Familiar Fotógrafo de Natureza e Guia na área de Actividades em Natureza, Percursos Interpretativos de Fauna e Flora, Birdwatching e Astroturismo. Autor de 3 Guias de Aves ( Vale do Tua , Baixo Alentejo e Vila do Bispo/Sagres) Frequência de Mestrado em " Arqueologia pré-histórica e Arte Rupestre" - UTAD Responsável pela área de Natureza e Biodiversidade da empresa WILDSCAPE.PT

Dinis Cortes.jpg
Mapa dos Locais das Actividades
APOIOS
bottom of page